jogo do tigre que paga de verdade Opinião - Latinoamérica21: Por que rimos de nossos deportados?
data de lançamento:2025-02-16 11:30 tempo visitado:101
Recentemente, um avião da Global Crossing Airlines, trazendo brasileiros deportados dos EUAjogo do tigre que paga de verdade, pousou em Manaus devido a falhas técnicas. Foi o primeiro voo após a posse de Donald Trump. Como ocorre desde 2019, esse avião deveria seguir até o Aeroporto Internacional de Confins. A partir dali os deportados seguiram com um avião da FAB para Confins.
Até o momento, o Brasil já recebeu 121 voos fretados dos EUA, trazendo 11.679 brasileiros deportados. Em vídeo publicado pela CNN, um evento chama a atenção: enquanto os deportados saem algemados da aeronave, ouve-se risadas ao fundo. Em seguida, um funcionário do aeroporto vira-se rapidamente para a câmera e ri. O que havia de tão engraçado em um processo marcado por tamanha violência humanitária dos Estados Unidos?
Colunas e BlogsNão se trata de um caso isolado. Comentários odiosos e moralistas em matérias jornalísticas ou redes sociais, emitidos por muitos brasileiros, costumam conter essas risadas. Elas também estão em matérias que expõem as contraditórias medidas migratórias adotadas pelos EUA para expulsar migrantes indesejados. Aqueles que se valem do anonimato para "apenas" emitir suas opiniões, seguidas do riso. Sim, o famoso "kkkkkk". O vídeo divulgado pela CNN permite-nos ouvir e visualizar essa risada de escárnio e punitiva. Um riso muito recorrente nas matérias sobre deportação de brasileiros.
De um lado, temos aqueles que acusam esses brasileiros de criminosos. A deportação seria o resultado por violarem as normas de um suposto país sério. Brasileiros que supostamente abandonaram o caos deixado pelo "comunismo" do PT e foram badernar o país alheio. Independentemente de os Estados Unidos ferirem a soberania brasileira, esse público defende o moralismo ianque. O "kkkkkk" vem como conclusão final. Do outro lado, temos uma parcela que ri desses deportados, pois, supostamente, apoiaram a candidatura de Trump. Estariam agora sentindo na própria pele o peso da xenofobia trumpista e a profunda alienação política em que estão mergulhados. Ainda que durante os quatro anos de Biden e Kamala, quase 10 mil brasileiros foram deportados sob as mesmas condições.
O riso é uma forma de constranger aqueles que, de algum modo, acham-se acima dos demais ou de valores coletivos. O riso tem a função social de manter a ordem. Ele reforça o meu julgamento sobre aqueles algemados em Manaus.
Porém, ao rir, eu me abstenho de debater questões geopolíticas sérias que estão envolvidas não apenas naquelas algemas, mas no meu dia a dia. Ao invés de questionar a ideia de que migrantes seriam responsáveis pelo aumento da "criminalidade", de refutar a contínua violação dos direitos humanos, ou de indagar a agenda econômica brasileira excludente, que expulsa tantos de nós por décadas, eu debocho.
Ao final, o riso apenas expõe a nossa indiferença com a dor do próximo, revela a nossa ignorância sobre o que os levou a tentar a vida no exterior. Rimos e sentenciamos muitos de nossos conterrâneos. No fundo, rimos de nós mesmos. Um riso raivoso e triste. Um riso burro.
Enfim...Pobre de um povo que ri da sua própria miséria social.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Donald Trump Estados Unidos Imigrantes Partido Republicano sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse colunista Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/colunas/latinoamerica21/2025/01/por-que-rimos-de-nossos-deportados.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailNa paacute;ginanbsp;Colunas e Blogsnbsp;danbsp;Folha vocecirc; encontra opiniatilde;o e crocirc;nicas de colunistas comonbsp;Mocirc;nica Bergamo,nbsp;Elio Gaspari, Djamila Ribeiro,nbsp;Tati Bernardi,nbsp;Dora Kramer,nbsp;Ruy Castro, Muniz Sodreacute;, Txai Suruiacute;,nbsp;Joseacute; Simatilde;o, Thiago Amparo,nbsp;Antonio Prata,nbsp;Juca Kfouri,nbsp;e muito mais.
Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde
Previdência Privada não se limita a benefício apenas para aposentadoria
Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
Deposite e entre na diversão | Deposite, divirta-se e saqueAmazônia é tema do segundo vídeo da série Histórias do Desenvolvimento; assista
Inovação rumo ao desenvolvimento sustentável
Click to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online
Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas
Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas
ZA9BETbet - Aposta Esportiva — Na ZA9BET, você tem saque imediato e o melhor atendimento 24h do mercado. Jogue na...Recurso exclusivo para assinantes
fortune tigerassine ou faça login
Brasil não tem política de acolhimento para pessoas deportadasPaís recebeu mais de 7.100 expulsos dos EUA em quatro anos; governo agora corre para pensar em novos programas na área
28.jan.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Como a megafauna foi extinta no Brasil?Priscila Camazano recebe a repórter Ana Bottallo
28.jan.2025 às 7h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Cirurgia de redesignação sexual em trans e indígenas intersexo é realizada pela 1ª vez no AmazonasEvento inédito levou cirurgias para atendimento à população em estado com alto índice de transfobia
28.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
A Folha integra oO jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
OkPowered by jogo fortune tiger @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by站群系统 © 2013-2024