Red Tiger Gaming TonyBet Falhas na assistência à saúde atingiram a marca de 295 mil casos em um ano, diz ONA
data de lançamento:2025-04-14 21:21 tempo visitado:199
A ONA (Organização Nacional de Acreditação)Red Tiger Gaming TonyBet, entidade não governamental que certifica a qualidade de serviços de saúde, registrou 295.355 eventos adversos na área da saúde entre julho de 2023 e julho de 2024.
O levantamento mostra que as ocorrências mais graves envolvem a administração incorreta de medicamentos, seja por dosagem ou tipo errados, e a realização de cirurgias em locais equivocados no corpo dos pacientes. Eventos adversos são incidentes que envolvem o processo de assistência à saúde como um todo, diferentemente do erro médico, que remete a uma falha relacionada somente ao profissional em questão.
Para a coleta dos dados, a ONA recorreu a duas fontes. A primeira é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que exige a notificação desses casos pelas organizações de saúde. A outra foi uma pesquisa aplicada pela própria organização nas instituições filiadas a ela. Ambas as fontes contam com informações fornecidas pelos próprios serviços de saúde.
Além desse levantamento, dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) também mostram um aumento de 506% nos processos por erro médico no último ano no Brasil.
O termo é comumente utilizado para designar uma problemática que nem sempre reflete a natureza da falha. "Algumas delas, ou muitas delas, têm, sim, responsabilidade direta do médico. Mas outras estão relacionadas ao processo de assistência como um todo", diz Salvador Gullo, especialista em segurança do paciente.
A gerente de operações da ONA, Gilvane Lolato, explica que há dois pontos de vista em relação aos dados. "Quando a sociedade olha para esses números, eles podem representar insegurança em relação à assistência. Ao mesmo tempo, nós que trabalhamos com saúde vemos esses dados como um indicador de onde é preciso melhorar."
Lolato afirma que falta um modelo de gestão efetivo e que é necessário melhorar a capacitação dos profissionais para que consigam aplicar os protocolos de forma adequada, garantindo a segurança do paciente.
As falhas na assistência à saúde não são, necessariamente, uma novidade. O que mudou foi a maior responsabilização das instituições para notificarem esses casos. "Ao identificar essas falhas, estamos no caminho certo para, no futuro, zerarmos essas ocorrências e termos um sistema de saúde extremamente seguro", diz Gullo.
Cuide-seEla ressalta que também é importante olhar para a segurança e assistência dos próprios profissionais. A probabilidade de falha na execução de um protocolo por parte da equipe de saúde é muito maior em um ambiente estressante e de sobrecarga.
Emerson Gasparetto, sócio da Nilo, empresa de soluções tecnológicas em saúde, diz que esse é um fator sempre analisado quando se procura a raiz dos eventos adversos graves. "Um erro pode estar relacionado a uma desatenção, que, por sua vez, pode estar ligado à sobrecarga de trabalho."
O papel da ONA, nesse cenário, é assegurar que as instituições e organizações de saúde estejam seguindo os melhores protocolos e metodologias possíveis para a população que utiliza esses serviços.
"O processo de acreditação tem um manual com padrões e requisitos que as instituições precisam comprovar com evidências. Quando um avaliador vai até o local, é para verificar se aquela instituição tem ou não um padrão estabelecido", explica Lolato. "Se um hospital é acreditado pela ONA, significa que ele foi avaliado e está implementando todas as ferramentas para prevenir falhas."
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
jogo tigrinho Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
medicina ministério da saúde saúde Tecnologia sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
A Ona ta ON: diversão e ganhos - Grandes ganhos só na ZA9BET sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/03/falhas-na-assistencia-a-saude-atingiram-a-marca-de-295-mil-casos-em-um-ano-diz-ona.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
jogo do trigreassine ou faça login
Hugo pega pênalti, Corinthians segura Palmeiras e conquista seu 31º PaulistaDepois de vencer o jogo de ida na casa do rival, time alvinegro empata em casa e leva o troféu
27.mar.2025 às 23h47Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
039;Nem nos meus melhores sonhos039;, diz Hugo Souza, herói da finalGoleiro conquistou primeiro título pelo alvinegro desde que chegou ao clube, em julho de 2024
28.mar.2025 à 0h51Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Tamanho de penas e crime duplicado devem marcar divergências no STF em julgamento de BolsonaroQuestões pinceladas por Fux na análise da denúncia devem voltar a aparecer quando corte julgar ação penal, dizem especialistas
27.mar.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
OkPowered by jogo fortune tiger @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by站群系统 © 2013-2024